8 de dezembro de 2013

Pai, eu quero ir para o Irã



Ontem tive uma aula de história com o assunto mais legal do mundo - novas culturas.
Fiz um amigo iraniano aqui em Portugal e depois de dizer a ele que eu aprecio muito os filmes produzidos no Irã, decidimos fazer um jantar típico para trocar informações sobre nossos países. Enquanto a comida (deliciosa) não ficava pronta, ele foi me mostrando um pouco da cultura e como faltei em algumas aulas de história não sabia que eles são o antigo povo Persa e a primeira civilização no mundo.
Eu já conhecia um pouco da religião através de filmes, mas me contou que a maioria das pessoas não estão de acordo com algumas das leis como o uso do lenço na cabeça e, por isso, na rua andam de acordo com o que a política manda, mas nas festas a história é outra. Pelas imagens parecia um lugar normal como as que temos no Brasil e todos bem bonitos.
Acredito que muitos de nós, possuímos algum preconceito relacionado aos países Islâmicos, exatamente por serem diferentes do nosso e conversando com ele pude conhecer muito sobre uma história fascinante. Entre arquitetura, natureza, dança e arte o país é muito especial. As cidades são totalmente modernas e tecnológicas e não é por estar localizado entre Iraque, Afeganistão e Paquistão que o país apresenta guerras. As regiões no país são bem diferenciadas e entre deserto e floresta me apaixonei pelos cantinhos do Irã.
Depois de muita conversa, experimentei a comida maravilhosa que apesar do nome complicado é muito saborosa. É uma carne de panela com berinjela frita ao molho de tomate e, claro, muito caril. E para variar um pouco, eu e minha fome conseguimos acabar com quase toda a comida. Mas acho que isso faz parte das novas experiências também.
Agora o Irã já está na minha lista de onde ir antes dos 30. E espero encontrar as belezas que conheci através do meu novo amigo em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário