14 de dezembro de 2013

O pé esquerdo e a gentileza



Tem pessoas que, as vezes, acordam com o pé esquerdo e tornam os contatos interpessoais muito difíceis. Geralmente, o dia não é dos melhores, estão cheias de problemas ou apenas mau humoradas e numa simples conversa as delicadezas são tantas que é complicado ter coragem de conversar novamente.
Esses dias, estava no ponto de ônibus com um grupo de amigas e sem nos dar conta esquecemos de acenar para o motorista parar. O ônibus passou reto e em desespero começamos a chamá-lo. Muito querido, o motorista voltou até o ponto para subirmos e ao entrar ouvimos várias queixas daquele homem que parecia estar de mal com a vida. Ficamos muito sem graça, pois todo mundo olhou para nós com aquele olhar de desaprovação e ao sentar comecei a conversar com algumas senhoras que estavam ao meu lado e fiquei pensando: ele até pode ter ficado nervoso e ter sido mal educado com a gente, mas que motorista nesse mundo dá a volta para retornar ao ponto só porque alguns passageiros se esqueceram de acenar? Nunca vi isso em nenhum outro lugar e de estúpido o motorista passou a ser o gentil em um dia ruim.  
Outro caso que me fez refletir, foi há duas semanas quando tentei pedir permissão para usar um aparelho no laboratório e depois da professora ser totalmente mal educada fiquei sem graça de voltar aquela sala, mas precisei engolir meu receio para pedir outra permissão. Com medo, escolhi até as palavras que ia usar na conversa, pois eu preciso mais desse aparelho do que da educação dela e para minha surpresa foi super simpática. Nem parecia a mesma mulher.
É muito chato ser atacada por essas ``gentilezas´´ durante o dia. Normalmente, somos atingidos por problemas que nem sonhamos fazer parte e na maioria das vezes ficamos nervosos, pois levamos para o pessoal. É complicado retribuir com generosidade atitudes como essas, mas venho me reeducando para tentar perceber que eu não sou o problema da vida das pessoas e que se eu for educada, pelo menos cumpri com a minha parte. 
Eu também tenho meus dias de pé esquerdo e sem perceber também sou grossa com os outros, mas não culpo ninguém pelo meu péssimo momento e compreendo que da mesma forma que o outro está me atacando eu também ataco de vez em quando e nessas horas, é bom ter paciência (o que geralmente nos falta) para dizer um muito obrigada, por favor, tenha um ótimo dia e, assim, esperar que os próximos contatos sejam mais simpáticos.

Um comentário:

  1. Adorei!!
    Pura verdade, vivenciamos isso todos os dias. No momento em que enxergamos que somos, muitas vezes, reflexo do outro isso nos ajuda a compreender quem somos e o que fazemos sem percebermos. Basta apenas nos atentarmos para não agredir e não julgar para perdoar e ser perdoado.

    BeijOos.. Min, saiba que esse post foi visto só pude ver hoje, mas por um ótimo motivo!

    ResponderExcluir